quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Entre a vegetação dos Cárpatos – as maravilhosas igrejas pintadas da Roménia


Os mosteiros, com igrejas pintadas, da Roménia são dos mais curiosos monumentos artísticos da Europa e estão entre os seus tesouros mais impressionantes.

Estas encantadoras igrejas fazem parte de mosteiros que foram fundados, para celebrar as vitórias de Stephen, o Grande, ou servir como lugar de enterro da sua família. Inicialmente foram pintadas as paredes interiores, e depois a pintura estendeu-se às exteriores. As razões tinham objectivos religiosos e didácticos: promover a religião numa população de analfabetos, mas acabam por reflectir um desenvolvimento da civilização do povo romeno, nos séculos 15 e 16, sob o patrocínio de Stephen, o Grande (1457-1504) e de seu filho Petrus Rares.

Como protecção contra os invasores turcos, a maioria delas foram rodeadas com fortes muralhas de defesa.
As paredes exteriores das igrejas dos mosteiros são ricamente decoradas com frescos representando vivas e dramáticas cenas bíblicas, assim como lendas locais e vidas de santos, representadas com personagens, paisagens e cidades locais.


A obra, surpreendentemente, sobreviveu à dura exposição aos factores climáticos, durante cerca de 500 anos, e as cores intensas ficaram preservadas. Os cinco principais mosteiros com igrejas pintadas são Voronet, Humor, Moldovita, Sucevita e Arbore.

A cor predominante em Voronet é um azul vivo, que serve como pano de fundo para as pinturas. A qualidade dos frescos do “Juízo Final” e magnífica a cor brilhante valeu-lhe o epíteto de "Capela Sistina do Oriente". O famoso “azul Voronet”, obtido com lápis-lazúli moído, tem um enorme impacto.
Humor é caracterizado pela sua preponderante cor vermelha acastanhada, Sucevita, tem seus milhares de imagens pintadas sobre um fundo de cor verde esmeralda. Em Moldovita, situado no meio de uma pitoresca aldeia agrícola, predomina o amarelo.

Historiadores de arquitectura descrevem as igrejas e mosteiros, como igrejas bizantinas construídas por mãos góticas. Consideradas obras-primas da arte bizantina, essas igrejas constituem um tipo único na Europa. As pinturas, longe de serem meras decorações das paredes, representam ciclos completos de temas religiosos relatados, numa antecipação da banda desenhada. Como um gigantesco livro de imagens aberto, os frescos das suas paredes representam santos, profetas, cenas da vida de Jesus, o Velho e Novo Testamento, antigos filósofos greco-romanos, batalhas, imagens de anjos e demónios, céu e inferno. O seu interesse ultrapassa os motivos religiosos, pois retratam a sociedade da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário