domingo, 3 de julho de 2011

Arte Bizantina Russa

A história da arte russa começa com a conversão da Rússia ao cristianismo.
É claro que, antes deste período, já existiam artistas primitivos que nos legaram curiosas gravuras em pedra, depois muito mais tarde surgiram artesãos talentosos, que construíam instrumentos de percussão – as harpas e outros que inventavam ornamentos diferentes para decorar as roupas, esculturas de estatuetas de animais e ídolos de pedra.
Santa Sofia da Kiev
Depois da conversão, a Rússia começou a tomar contacto com a arte bizantina. As suas igrejas cristãs mais antigas, especialmente as de Kiev, foram construídas e decoradas com ornamentos e mosaicos que respeitam os cânones bizantinos. Durante anos, os russos foram aprendizes, enquanto o verda­deiro trabalho esteve a cargo de arquitectos bizantinos.
As antigas catedrais em Novgorod e Vladimir, têm elementos bizantinos e da cultura romana ocidental, no seu “design” e decoração, devido às relações comerciais com o Ocidente.
Os anos foram passando. Os Russos começaram a construir igrejas com as suas próprias mãos; as obras que construíram eram muito originais, tanto em relação ao Império Bizantino como ao Ocidente.
Apesar de terem certos traços estrangeiros, foram construídas de acordo com o estilo nacional. Os aprendizes russos estavam à procura do seu próprio estilo e come­çaram a preocupar-se em construir igrejas criando o seu próprio estilo.
Kremlin de Suzdal
A Igreja da Intersecção da Santa Virgem em Nerl, construída em 1165, é um belo exemplo disso mesmo.
Mais tarde, Ivan III, o Grande convidou mestres italianos de Florença e Veneza.
Eles reproduziram as estruturas antigas de Vladimir em catedrais do Kremlin de Moscovo: Assunção ou Dormição e Arcanjo, igrejas de calcário branco.
Depois, os artesãos russos começa­rem a recorrer a ideias e a elementos que encontraram na arquitectura nacional do passado, obtendo traçados originais. São exemplos disso, as muralhas do Kremlin de Moscovo, a Igreja da Ascensão do Cristo em Kolomenskoye, Moscovo, e as igrejas de madeira em Kizhi – a forma e até os ornamentos são completamente originais. Abandonaram o calcário difícil de obter e passaram a construir em tijolos.
Catedral do Nerl
 A Catedral de São Basílio em Moscovo um edifício feérico que surpreende pela sua imprevisibilidade, complexidade e beleza. O projecto do edifício, com a  forma das chamas de uma fogueira subindo ao céu,  não tem nada de semelhante no domínio da arquitectura mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário