Quando estudamos a história da arte, em primeiro lugar, apoiamo-nos em objectos ou imagens que o tempo consagrou como importantes para a compreensão da trajectória do homem desde a antiguidade até os dias de hoje.
Notamos que diferentes épocas são representadas de diferentes maneiras. Perceber e expressar o mundo de modos distintos, não significa dizer que a arte de tal período é melhor ou pior que a arte de outro. Estudar arte ajuda-nos a compreender melhor o caminho da humanidade e sua relação com o mundo que nos cerca.
Todos nós temos, no entanto, a sensação de prazer ou desprazer diante de determinadas imagens. É importante, neste momento, lembrar que muitas vezes a arte não vai tratar das questões do belo de um modo simples. Por exemplo: muitas vezes uma obra de arte pode parecer-nos extremamente “feia” e ser um excelente trabalho; com certeza ela foi criada num momento histórico em que os padrões de beleza eram outros, ou ainda, pode ser que essa mesma obra expresse alguma circunstância atroz da nossa civilização
Sem comentários:
Enviar um comentário